FAQs Empresas
1
Quando é que posso inscrever a minha organização?
De 13 de Março a 3 de Abril 2024.
2
Que duração tem o estágio?
A duração pode variar entre 1 a 3 meses (140 a 420 horas), e deve ser indicada no formulário de candidatura.
3
Quando ocorre o estágio?
A definir pela organização, mas idealmente nas pausas lectivas e férias curriculares. Podem ser em dois regimes: contínuo ou intermitente. No primeiro, o estágio não tem interrupções excepto para fins de semana e feriados. No segundo, o estágio pode ocorrer ao longo de vários trechos de tempo.
4
Que organizações se podem inscrever?
Qualquer empresa, instituição pública, associação ou outra organização que opere nos sectores relevantes para os cursos do ISA - ver lista dos cursos do ISA aqui.
6
Quando é que vou saber se há um aluno interessado no meu estágio?
Após as candidaturas das organizações encerrarem, os alunos terão acesso à informação que estas preencheram no formulário, num formato resumido disponível publicamente. Com base nesta informação, os alunos irão selecionar o estágio que lhes interessa e entrar directamente em contacto com a organização.
7
É necessária a elaboração de um protocolo?
Sim, pois sem ele o seguro escolar não será acionado. O protocolo explicita ainda as obrigações dos alunos, como sejam a manutenção de sigilo de informações e conhecimentos, e conservação dos bens das organizações de acolhimento.
8
As atividades do aluno estarão cobertas pelo seguro escolar?
Sim, mas para activar o seguro é preciso assinar um protocolo (Aluno-ISA-Empresa) que se encontra aqui.
9
Quando é que o estágio pode começar?
Depois de ser entregue o protocolo assinado e o seguro ser accionado.
10
O estágio tem de ser remunerado?
A questão da remuneração ou não do estágio de verão é totalmente definida pela empresa.
11
Pode acontecer que não receba candidaturas de alunos aos estágios que eu oferecer?
Pode, estes estágios são opcionais e o número de alunos interessados nesta iniciativa é desconhecido. Nem a alumnISA nem o ISA podem garantir a realização do estágio às entidades que se inscrevam no programa. O match entre alunos e entidades depende de fatores como as áreas de interesse das organizações vs. as áreas de formação dos alunos ou a localização das entidades vs. a disponibilidade de deslocação dos alunos.